quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Calendários de Advento

Quem não se recorda da felicidade que era, quando eramos petizes, de chegar a dia 1 de Dezembro e começar a abrir janelinhas que revelavam bonitos chocolates de Natal?

Começa hoje a contagem do advento, uma tradição que tem origem germânica, mais concretamente na igreja luterana. Ao que se sabe, os luteranos alemães faziam a contagem dos dias até ao advento com um risco de giz branco nas suas portas. Desde aí a tradição foi evoluindo, com figuras natalícias esculpidas para serem encaixadas num calendário de cartão até aos actuais calendários de advento que satisfazem as delícias dos mais pequenos, compostos pelas 24 janelinhas que contêm chocolates em forma de Pai Natal, renas, trenós, presentes, velas e muito mais.

Hoje em dia, já passada a ansiedade por saber que decoração natalícia é que me iria sair em cada janela, adoro contemplar os desenhos que os calendários têm. Por norma, temos árvores de Natal repletas de prendas, casinhas com neve, Pais Natal e bonecos de neve a enfeitarem calendários (os tradicionais, claro).


Actualmente, fazem-se também calendários de advento em tecido, com 24 bolsinhas, deixando ao critério da imaginação de cada um qual o conteúdo que cada uma das bolsas irá revelar.

Aqui ficam algumas fotos:


De chocolates:


De tecidos e de madeira:











Sem comentários:

Enviar um comentário